segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Programa: Clusters Empresariais

Embora os conceitos por detrás do "Business Cluster" remontem a 1890, por Alfred Marshall, este termo foi apenas introduzido por Michael Porter em 1990 no livro «The Competitive Advantage of Nations». Neste livro, Michael Porter indentifica três potenticais vantagens competitivas nos clusters: aumento da produtividade das empresas do cluster, maior dinamização da inovação dentro do cluster, aumento do estímulo para a criação de novos negócios da área do cluster. Um "Cluster Empresarial" pode ser visto como uma concentração, ou aglomerado, de empresas interligadas a fornecedores e instituições, todos da mesma área.

Embora não exista nenhum processo standard para definir, identificar, descrever ou criar um cluster, dois factores que os determinam - localização e área de negócio - são duas propriedades que os Parques de Ciência e Tecnologia possuem em si mesmos. Daqui se depreende que a dinamização e criação deste tipo de redes empresariais são uma das responsabilidades destes parques.

O grupo do programa encontrou no cluster automóvel em portugal, e em particular no INOCOP, um bom exemplo de um projecto que pretende reforçar a cultura de cooperação entre as empresas dos diferentes sectores do cluster, promovendo a criação de comunidades trans-sectoriais, um repositório comum de conhecimentos não competitivos e do desenvolvimento de projectos comuns de I&D.


Figura:As relações "double-knit" entre Comunidades de Prática e equipas de processos. Em Wenger, E., McDermott, and Snyder B.: "Cultivating Communities of Practice", 2002. Harvard University Press

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